quarta-feira, 25 de julho de 2012

Post do Paliteiro - Eu Vi: Cavaleiro da Trevas Ressurge

E aí paliteiros.
Estava pensando a um tempo a trazer aqui postagens de leitores e amigos que quisessem escrever sobre nerdices e olhem só, o amigo John Henry aceitou o desafio e hoje trouxe um texto exclusivo sobre o que ele achou do novo filme do Batman.:D
Acho que não teria outro jeito melhor de iniciar a coluna Post do Paliteiro, né? heheh
Podem ler sem medo que o cara escreve bem e evitou spoiler.



"Minha crítica para TDKR:

The Dark Knight Rises…. você aí fã de Batman, lembra quando o nome oficial do ultimo filme da franquia de Nolan foi anunciado? Lembra quando no meio do ano passado todos estavam loucos com um simples teaser? Lembra quando todos estavam doidos pelo trailer em dezembro? Como era implacável a busca por link pra assistir o prólogo um mês depois? Como teorias mirabolantes surgiram, e ainda surgem antes da estréia? É meus amigos, eu posso dizer para vocês que eu respirei e me alimentei de Batman, num processo crescente desde que Nolan cravou a realização de seu último ato.


E quando consegui um ingresso da super pré-estréia, eu sabia que tinha sido um privilegiado... encarei como um prêmio diante de todas as horas, e até mesmo dias investidos em pesquisas sobre o filme. Mas ao mesmo tempo eu sabia que muitos viriam até mim, e perguntariam.. e aí? E o filme?


Bom, sem mais delongas começarei minha humilde análise. Uma análise de quem nunca estudou cinema... mas de um mero fã de Batman.


Acredite, se você está na expectativa tanto quanto eu estava, a ponto de viajar 500 km pra assistir o filme... a simples abertura com o nome das empresas que propiciaram o acontecido já vai te deixar arrepiado. É como se viesse a sua mente... é agora! Eu esperei anos por isso... e é agora!


Acima de tudo, esse filme não pode ser encarado como apenas mais um filme do Batman, mas sim como o fechamento de um trilogia. Conhecimentos a respeito dos dois fimes anteriores de Nolan & Cia são mais do que necessários! Bale já havia falado em entrevistas que esse filme dá a sessão do “fechamento de um ciclo”, seria um ótimo exercício reassistir ‘Batman Begins’ e ‘The Dark Knight’ antes de ir ao cinema.


E se eu pudesse resumir o filme em uma palavra seria... Grandioso! Se o Coringa tenta corromper sua alma ao caos, Bane não veio para provar nada a ninguém... mas sim destruir tudo que está pela sua frente, talvez o mais transparente significado da palavra crueldade, sem qualquer tipo de misericórdia. 


A Catwoman de Anne Hathaway não deixa a desejar, a atuação é digna do peso da personagem que ela teve de representar. E prepare-se para muita ação, são quase 3 horas de filme e você nem sentirá o tempo passar. De fato ao sair do cinema eu achei que mais uma hora talvez fosse necessária para o desenvolvimento da história, dar mais ênfase em certos detalhes.


Qual foi a ultima vez que você vibrou intensamente com uma cena no cinema? Simplesmente assim..no meio da sessão? Isso aconteceu comigo duas vezes durante esse filme. Deixarei que a imaginação de vocês flua sem limites hahaha.

Mas nem tudo são flores, e por mais que eu seja um fã nato do Batman de Nolan... há de se ressaltar, eu senti uma certa dificuldade de me habituar em certos momentos com os tais 8 anos depois de TDK, e não que eu ache a escolha errada do roteiro, mas porque em um momento ou outro eu via uma Gotham imensamente diferente, e até mesmo Bruce Wayne destruído demais fisica e psicologiamente, 8 anos é tempo pra burro! hahaha


O filme é claramente uma mescla enorme de arcos e graphic novels, que não tem como afirmar que “A Queda do morcego” é sua principal influência. Tem um pouco disso, um pouco da idéia de “The Dark Knight Returns” (afinal não é spoiler, tudo mundo sabe pelos trailers que o Batman estará de volta a ativa depois dos 8 anos). E na boa, se você for um bom observador e associar uma cena com os quadrinhos (cena essa que estava até em alguns trailers por ae), você pode matar um importante aspecto do filme antes do tempo. Mas em verdade, Nolan e Goyer criam sua própria mitologia aí por meio de um grande fusão de detalhes, então meu amigo... se você é dos mais puritanos, exigindo fidelidade por parte do Nolan, abandone esse pensamento, você já viu ele matando Harvey... ele faz ao jeito dele!



E acreditem, talvez um dos mais fanáticos pelos filmes do Nolan, o contestará agora. As críticas por aí indicam um final de tirar o chapéu, realmente é. Mas eu sai do cinema com um sentimento estranho, de algo que não me descia, e me desculpem... eu esperava mais do final, não digo cinematograficamente, mas no rumo da história como um todo. Eu queria algo que se tornasse eterno, algo que talvez me deixasse emocionado ao fim da sessão.
Acho que qualquer outra informação que eu soltar aqui já será considerado spoiler, e eu não quero estragar a experiência de vocês todos no cinema. Assistam a partir de sexta-feira, será uma experiência incrível. É como se você leitor de quadrinhos estivesse comprando uma graphic novel de três volumes, o ultimo sai esse mês, então se você leu os dois anteriores... porque raios perderia o final?


The Dark Knight Rises fecha a trilogia com chave de ouro, é um filmaço com letra maiúscula mesmo! Mas quando você realiza obras-primas como ‘The Dark Knight’ não é fácil se superar, por mais que você tenha organização do vilão, explosões, romance, superação... para algumas pessoas como eu, o apelo psicológico de um tal Coringa ( vocês já devem ter ouvido falar dele) é insuperável, e TDK sempre será meu favorito! E eu sei que eu serei a minoria entre os Nolanites.


Nolan e sua trilogia estaram sempre em meu coração, sem ele eu não teria descoberto os quadrinhos, foi o Batman dele que me impulsionou a começar. Lhe serei sempre grato. É quase como uma despedida quando os créditos começam a rolar ao som do ilustríssimo Zimmer e talvez um anúncio de uma nova era por aí.


Ciclos tem de se fechar as vezes, por mais que amemos algumas situações e aspectos de nossa vida, eles um dia tem um ponto final. Mas de uma coisa todos temos a certeza... Batman é eterno! E quem mantém ele vivo é cada um de nós que acredita em tudo que esse símbolo significa... inspirando milhões a lutar bravamente, a não desistir de seus ideais, mesmo que isso implique ascender diante das trevas mais densas no final de contas, Bruce cumpre então sua missão."

Cara, muito bom. Como disse antes, não tinha jeito melhor de começar esta coluna de post de amigos. heheh
O texto do Henry só me deixou com mais vontade de ver o filme sexta. hehe Muito legal.
E como já disse antes, tu tá mais do que convidado a escrever de novo aqui meu. Só me avisar. hehe
E se outro paliteiro aí se empolgar entre em contato que negociamos heheh

Então sexta-feira todo mundo no cinema para ver o fechamento desta trilogia, que tem tudo para ser épico
O que acharam do primeiro post do Henry paliteiros?
Bom, até a próxima então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, reclamação, pedido ou qualquer outra coisa que você ache que vale a pena ser dito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...